PUBLICIDADE

Setor turístico discute retomada das atividades com segurança em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: reprodução/arquivo)

O governo de Mato Grosso realizou, ontem, a primeira de uma série de lives que serão feitas para debater os protocolos de biossegurança voltadas ao setor turístico, que deve começar a retomar as atividades gradualmente nos próximos meses. Muito afetados pela pandemia do novo Coronavírus, os empresários e profissionais do turismo buscam alternativas para receber seus clientes de forma segura e responsável.

“Precisamos dar continuidade às atividades econômicas desde que sejam tomadas todas as precauções e utilizados os protocolos corretos. É importante que empresários e colaboradores saibam como agir para atender o turista com segurança e o turista também se proteja, com seu álcool em gel e máscara, por exemplo. Esta série de lives é uma forma de discutirmos online com o setor interessado e construir políticas de Estado”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Competitivo do Ministério do Turismo, Willian França, explicou sobre a adesão ao selo Turismo Responsável. “É um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável”, informou França.

Para a médica infectologista Talita Arruda é preciso reforçar as informações básicas de biossegurança para todos os colaboradores com planejamento. “Temos muitas estratégias que podem tornar o ambiente mais seguro e saudável. É preciso preparar o ambiente, treinar a equipe, reconhecer as fragilidades de sua estrutura. O empresário precisa se responsabilizar pela vida das pessoas que chegarão ao seu destino”, reforçou.

Ela salientou que os empresários também devem estar atentos à sua equipe em relação aos sintomas que podem ser de Covid-19. “É preciso manter vigilância, traçar qual vai ser o método de rastreamento e orientar os colaboradores sobre os sinais e sintomas. Não podemos partir do pressuposto que todos têm o mesmo conhecimento sobre a doença”, disse.

Para França, representante do MTur, os empresários precisam ter cautela em relação à retomada. “As pessoas estão saindo de casa pouco a pouco, temos que acostumar com as idas e vindas, abertura e fechamento. Será algo gradativo, mas talvez com as mudanças de legislação e de protocolo possamos virar o jogo. Tomara que consigamos sair melhor do que começamos”, frisou.

A mediação da live foi realizada pelo professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e consultor Fábio Passos e Rejane Pasquali, empresária e especialista em Turismo, foi a âncora.

Para o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, esta série é uma ação dentro de um planejamento de retomada que vem ocorrendo desde abril.“Já realizamos reuniões online, estamos formatando uma rodada de negócios e uma campanha publicitária voltada para o mato-grossense conhecer nosso Estado. Tudo para ajudar o empresário a girar o seu negócio”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...
PUBLICIDADE