PUBLICIDADE

Setor madeireiro em Juína se destaca em volume de exportação

PUBLICIDADE

O mercado europeu é um dos principais compradores da madeira produzida em Juína (754 km ao noroeste de Cuiabá). A informação foi levantada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) que está visitando as regiões madeireiras em busca de informações para o projeto Memorial da Floresta, que deve ser inaugurado em Sinop, em agosto. Um exemplo da diversificação de mercado é a empresa Dellasa Agroindustrial, dirigida pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), que atualmente exporta para a China, Estados Unidos e Portugal madeiras colhidas de um projeto de manejo florestal sustentável de 1.400 hectares. No mercado interno a empresa atende clientes da área de construção civil nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e ainda está se expandindo para o novo mercado consumidor de madeira do nordeste do país.

O empresário Sidnei Marcos de Oliveira explicou que a indústria madeireira corresponde a 54% da empregabilidade da cidade de Juína. Oliveira destacou que sua empresa, a SM Móveis, exporta móveis, madeiras beneficiadas e artefatos para barracões, porteiras e currais para mais de 40 países, entre eles Israel, Estados Unidos, França e Dinamarca.

Cumprindo a meta de encontrar em cada região a madeireira a mais antiga, em Juína Osvaldo da Luz, é o pioneiro do setor que se mudou de Matelância (PR) em 1974 para o noroeste de Mato Grosso. Na época 43 pessoas vieram trabalhar com madeira. "Passamos fome no início, éramos seis famílias", disse o pioneiro ao ressaltar que a cidade ainda não tinha nenhuma casa e foi colonizada pela Colonizadora Codemat que vendeu terras às famílias. Na época a obrigação dos compradores era derrubar 50% das matas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE