Depois dos últimos 06 meses com índices negativos, a indústria conseguiu um saldo positivo em suas contratações no mês de novembro, em Sinop. Só Notícias apurou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e constatou que desde maio o setor registrava mais demissões que novas admissões. Os dados analisados são referentes apenas a trabalhadores com carteiras assinadas.
Em junho, com a deflagração da Operação Curupira, desencadeada para prender envolvidos em fraudes ambientais e extração ilegal de madeira, em toda a região, e o Ibama suspendendo liberaçaõ de materia prima para as madeireiras, foram registradas 600 demissões, o maior numero do ano. As contratações só conseguiram superar as demissões em novembro, em que o Caged registrou 274 admissões contra 270 desligamentos. Considerando dados desde janeiro, o setor ainda mantém um saldo negativo de 16%, com 4.254 demissões e 3.211 contratações.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Construção e Mobiliário do Norte de Mato Grosso (Siticom), cerca de 80% dos trabalhadores das indústrias madeireiras, principal atividade no município, possuem carteira assinada.
Comércio
O comércio liderou o número de demissões em novembro. Foram 311 desligamentos e apenas 286 contratações. Em todo o ano o setor manteve a segunda colocação no número de demissões. Foram 4.101. Também mantém um saldo negativo de 6,4%, com 3.663 admissões de janeiro até novembro.