terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Setor do turismo volta ter bons resultados também em Mato Grosso, aponta pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O forte impacto que a pandemia da Covid causou na economia parece perder força no setor turístico no país. Presente na Pesquisa Mensal de Serviços, as atividades turísticas apresentaram a terceira taxa positiva mensal em julho, acumulando ganho de 42,2%. No entanto, para recuperar o que foi perdido durante o auge da pandemia, é preciso crescer ainda 32,7%.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo lançou em junho o projeto ‘Vai Turismo – Rumo ao Futuro’, que visa recomendar políticas públicas de fortalecimento do setor junto aos poderes públicos. Em Mato Grosso, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, tem participado de reuniões do projeto, por videoconferência, como a que foi realizada, ontem, e que contou com a participação da presidente do Sindievento, Alcimar Moretti, e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado, Luís Carlos Nigro, além de entidades do trade turístico do estado.

Os encontros visam conectar o poder público com a iniciativa privada na oferta de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do turismo nacional, atendendo as necessidades e peculiaridades das diversas regiões do país. No estado mato-grossense, os encontros ocorrem até o mês de outubro. Após os trabalhos, que acontecem em todos os estados da Federação, serão apresentadas propostas de políticas públicas para os candidatos do Poder Executivo nas eleições estaduais e federal do próximo ano.

Enquanto as ações têm continuidade, os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas tendem para uma recuperação ainda lenta do setor, somando 13,1% no ano de 2021. Com a flexibilização das medidas restritivas, as atividades hoteleiras, de transporte aéreo, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de bufê apresentaram avanços consecutivos na pesquisa.

Já com relação à receita, os destaques de ganhos se dão nas áreas de transporte aéreo, hotéis, restaurantes e locação de automóveis. A presidente do Cetur, Alcimar Moretti, explica que a recuperação era esperada na medida que que os índices da Covid diminuíssem. “Os pontos turísticos de Mato Grosso já estão sendo reativados, o que significa que há muito potencial para que os indicadores voltem a crescer, em especial para o turismo de evento e negócios, o que está previsto para ocorrer  no próximo com a reabertura total das atividades”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com salários até R$ 2,8 mil, empresas de Colíder admitem 30 profissionais

Em Colíder, empresas e indústrias ofertam 30 novas vagas...

Número de veículo emplacados em Alta Floresta sobe para 54 mil; Colíder 27 mil

O relatório da Circunscrição Regional de Trânsito, que Só...

Governo prorroga prazo para concluir estudos da ferrovia Sinop-Miritituba

O governo federal decidiu prorrogar por mais seis meses...

Sinop: empresas ofertam 98 vagas de empregos e salários chegam até R$ 3,9 mil

Empresas de Sinop iniciam a semana contratando 98 novos...
PUBLICIDADE