O primeiro mês do ano foi de bons negócios para os concessionários de veículos em Mato Grosso, que registraram procura acima do esperado para um mês tradicionalmente pacato, devido às férias. O relatório de emplacamentos divulgado, hoje, pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos aponta que 7.299 veículos foram vendidos no Estado. No comparativo com o mês de janeiro de 2010, houve aumento de 10,96%.
O presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, ficou surpreso com o desemprenho, "principalmente em função da alta dos juros não esperávamos um mês tão positivo. A atividade continua forte, sem grandes mudanças", afirma. Ele explica que havia muita expectativa em relação às medidas a serem adotadas pelo novo governo, por isso, o fato de o setor continuar no ritmo de ascensão deve ser comemorado.
O segmento de automóveis (carros de passeio) emplacou 2.258 veículos desse total. No comparativo com o mês de janeiro de 2010, houve elevação de 10,96%. Boscolo avalia que esse foi o segmento mais afetado pela alta de juros, porém o impacto não foi percebido, assim como na categoria de comerciais leves que registrou a venda de 819 veículos em todo o Estado.
Ele considera que ainda é cedo para falar sobre emplacamento de ônibus e caminhões, visto que esses segmentos se movimentam com vendas pontuais. "Geralmente esses dois setores se baseiam em grandes compras, como renovação de frota ou licitação de linhas e, isso não aconteceu em janeiro, portanto, a qualquer momento pode haver uma demanda a alavancar a comercialização de ambos", informa Boscolo, através da assessoria.
O dado de emplacamentos de motocicletas indica franco crescimento do setor. Foram comercializadas 3.670 motos em Mato Grosso no mês de janeiro, volume que evidencia a participação da classe assalariada na aquisição desse bem. "Não podemos esquecer que ainda estamos concorrendo com as facilidades do mercado imobiliário, que também tem oferecido inúmeras condições para a classe média investir em um bem durável", pontua Boscolo.
O cenário no segmento é positivo. "Novas marcas estão chegando à Cuiabá e ao interior, principalmente marcas chinesas e, quem já está estabelecido, continua em busca de novos pontos de venda", afirma. O mês de fevereiro também deve surpreender, visto que o carnaval ocorrerá em março e portanto, o mês atual será cheio. "Arrisco um palpite de 7.800 veículos vendidos no estado em todos os segmentos no mês de fevereiro", completa Boscolo.