Visando reconhecer e premiar empresas que promovem ações de responsabilidade social, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) lançará a 12ª edição ‘Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho’, na próxima quarta-feira, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O lançamento, que será realizado em todo o país por meio de videoconferência transmitida de Brasília (DF). As inscrições para o PSQT vão até o dia 7 de maio.
“Além de estimular empresários e trabalhadores a construírem um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo, o prêmio desperta o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho e também possibilita que as organizações conheçam o nível de satisfação dos seus empregados”, ressaltou o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva.
O PSQT é dividido em quatro categorias: micro, pequena, média e grande empresa. O processo de avaliação levará em conta cinco áreas temáticas: gestão; saúde, segurança e meio ambiente; educação e desenvolvimento; lazer e cultura, e ações sociais. De acordo com a coordenadora em Mato Grosso, Viviane Lima de Andrade, o prêmio incentiva a realização de ações para o aumento da qualidade de vida dos funcionários, da produtividade e da competitividade da empresa no mercado.
“Alguns empresários ainda ficam intimidados quando se fala em avaliação. Mas as nossas perguntas são voltadas para a saúde, lazer e educação do trabalhador, missão e visão da empresa, e não a lucratividade”, informa. Em 1996, 338 empresas se inscreveram no PSQT em todo o Brasil, sendo oito de Mato Grosso. A edição de 2006 bateu o recorde histórico de participantes: foram 2.039 empresas inscritas, que empregam aproximadamente 500 mil pessoas. Em Mato Grosso, foram 25 inscritas.