A falta de mão-de-obra qualificada para o setor moveleiro é uma das maiores necessidades das empresas instaladas em Sinop e região. O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- decidiu formar profissionais que fabricarão cadeiras, mesas, camas e outros móveis. No próximo dia 25, começa um curso técnico que deve formar, inicialmente, 20 pessoas, e deve terminar em agosto.
O gerente do Senai de Sinop, Rubens Oliveira, explicou que o curso visa, também, atualizar, ampliar ou complementar competências profissionais adquiridas na formação profissional ou no trabalho. Será abordado desde o planejamento das etapas de produção, leituras de desenhos técnicos e fabricação do móvel até o controle de qualidade do produto, seguindo os critérios estabelecidos.
O curso está inserido no projeto “Indústria em Ação” e os 20 profissionais que serão formados serão indicados pelas próprias marcenarias. O investimento é de R$ 754 para cada participante. Este projeto é uma parceria do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT/ SESI/ SENAI/ IEL), desenvolvida em parceria com o Governo de Mato Grosso e sindicatos patronais industriais.
Sinop e Alta Floresta estão entre as principais cidades de Mato Grosso na produção moveleira e o setor também conta com um projeto do Sebrae que busca dar suporte para melhorar o design dos móveis e buscar novos clientes em diversos Estados.