O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá deu um importante passo dar continuidade ao trabalho de pressão política visando acelerar as obras da Ferronorte em Mato Grosso. O presidente Francisco Vuolo, afirmou hoje que a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado já aprovou um requerimento para a realização de uma audiência pública com o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), Roberto Messias Franco.
O objetivo é que o órgão explique aos parlamentares a sistemática de licenciamento ambiental para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os senadores também irão indagar o porquê do atraso no licenciamento do trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis . O autor do requerimento é o senador Gilberto Goellner (DEM).
“Também falamos com o deputado federal Carlos Abicalil, líder da bancada de Mato Grosso, e ele irá marcar, para a próxima quarta-feira, uma audiência com o presidente do IBAMA. É fundamental que continuemos com essa articulação em bloco, contando com o respaldo da nossa bancada federal, para viabilizarmos a vinda da Ferrorte para Cuiabá”, afirmou Vuolo.
Ele informou que o presidente da ALL (América Latina Logística), Bernardo Hees, representante do setor ferroviário, também participará da audiência pública para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento do PAC no setor. A lista de convidados deve incluir ainda representantes dos setores rodoviário e hidroviário, cujos nomes ainda serão definidos.