O escritório da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) de Sinop ainda não está protocolando os Planos de Manejo, conforme ficou definido pelo Governo do Estado, em reunião no dia 29 de setembro. Como o coordenador da regional de Sinop, Márcio Cavalcanti, está em Cuiabá, os funcionários informaram que ainda não sabem quando vão começar a protocolar esses documentos.
Os planos de manejo garantem a liberação para os industriais madeireiros explorarem as áreas, retirando a madeira, de forma sustentável. A nova determinação, é que a partir de hoje, os planos que forem aprovados (com toda a documentação) já vão permitir a exploração de 30% do total de área solicitado.
A questão deverá ser definida na quinta-feira, após feriado e quando o coordenador retorna. O presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, disse que por ser véspera de feriado, é um pouco complicado para que esse trabalho comece hoje.
“Não sei como está a estrutura da Sema de Sinop, se está preparada para assumir essa função, mas acredito que sim, confio nessa decisão porque eles também estão interessados em começar a oxigenar a economia da região”, afirmou ele.
Langer está retornando de uma feira em Belém (PA) e disse que o setor madeireiro de Mato Grosso está com uma perspectiva futura muito boa, desde que o Estado assumiu a questão ambiental, “diferente da situação do Pará, que ainda está nas mãos do Ibama”.