quarta-feira, 1/maio/2024
PUBLICIDADE

Secretário mato-grossense conhece modelo de desenvolvimento regional do Paraná

PUBLICIDADE

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, visitaram nesta segunda-feira, em Cascavel (PR), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetc) onde estão sendo desenvolvidas várias experiências de sucesso nas áreas de planejamento e administração para execução de pesquisas e projetos nos setores público e privado.

Acompanhados da gestora governamental da Secretaria de Planejamento (Seplan), Lucenir Grassi e o consultor Mário Brás, Vettorato e Paquer estão conheceram a sistemática de trabalho da Fundetec e incubadoras de empresas, organização que nasce em alguma instituição que acompanha o projeto desde a idéia inicial até a sua inserção no mercado. “É uma experiência muito significativa e interessante que nós estamos conhecendo para depois estender para o MT Regional e os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico”, disse Vettorato.

O secretário conheceu o parque tecnológico e as instalações da fundação, além do projeto de desenvolvimento regional do Governo do Paraná que é um dos mais completos cujos resultados estimulam a cadeia produtiva. “Estamos conhecendo toda a sistemática de trabalho e projetos de sucesso das empresas encubadas”.

MT Regional – A partir de 2006, Mato Grosso começa a executar amplo um projeto de desenvolvimento regional. É o MT Regional, um programa do Governo do Estado que pretende organizar e estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas, incrementando a diversidade de produtos, motivando o processo de desenvolvimento regional, aumentando as redes de informação, melhorando a infra-estrutura e incentivando a profissionalização dos agentes do agronegócio.

Numa ação conjunta da Seder, Sicme, Secitec,Seplan, Sema, Sefaz e MT Fomento, o MT Regional vai executar projetos e programas que visam o desenvolvimento regional e dar suporte técnico e operacional para a execução das ações do Governo junto aos consórcios intermunicipais.

A instituição – Fundada em 1993, a Fundetec é uma instituição que realiza pesquisas, projetos e programas em conjunto com empresas, universidades e/ou instituições de pesquisa e desenvolvimento. Considerando o potencial agroindustrial da região Oeste do Paraná e dispondo, também, de quantidade significativa de instituições de ensino e pesquisa, a Fundetec iniciou o processo de articulação institucional e implantou, em dezembro de 1996, o Parque Tecnológico Agroindustrial do Oeste.

A fundação está fomentando ações inovadoras e competitivas, através de gerenciamento de programas e projetos que visam, acima de tudo, o progresso e o bem estar da sociedade. A Fundação tem por objetivos fornecer soluções científicas e tecnológicas inovadoras e competitivas, que contribuam para o desenvolvimento do setor produtivo, visando o progresso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem 25 mil contrações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...

Contribuintes em MT devem aderir ao Refis Extraordinário para negociar débitos com desconto

Os contribuintes com débitos relativos ao Imposto sobre Circulação...

Pesquisa de entidade mato-grossense aponta aumento no nível de confiança do empresário

Com oscilação de quase 2 pontos observados nos últimos...
PUBLICIDADE