O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, ao participar do Estradeiro Aprosoja – Expedição Santo Antônio das Lendas destacou a importância da hidrovia Paraguai-Paraná para o desenvolvimento da região. Ele lembrou a preocupação do governo com a integração do Estado e disse que o movimento é fundamental para a região.
"A hidrovia, além de uma importante forma de reduzir custos, está pronta. Não há necessidade de qualquer interferência em relação à retificação ou deslocamento. Além disso, é um transporte ecologicamente inteligente, que adequa o barco ao rio e não o rio ao barco", salientou ao lembrar que o capacidade de transporte no caso será de aproximadamente seis mil toneladas cada comboio devido ao pequeno calado das embarcações.
José Lacerda lembrou ainda que devem ser observadas questões ligadas ao licenciamento ambiental de acordo com os estudos de cada projeto apresentado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão competente para fazer o licenciamento e que a hidrovia é objeto de tratado internacional entre os países do Mercosul, inclusive a Bolívia.
A expedição organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e realizada na última sexta-feira (03.05), teve o objetivo de mostrar a importância da rota para melhorar a logística na região e, reuniu representantes de entidades ligadas ao agronegócio, empresários, e autoridades.
Também participaram do evento o secretário de governo Neto Gouveia; o secretário de Obras Valdeci Costa, o secretário de Indústria e Comércio Júlio Parreira, o secretário de Estado de Acompanhamento à Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, além de prefeitos e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.