PUBLICIDADE

Secretário destaca ações para desenvolvimento do setor de base florestal em MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, participou, esta manhã, da abertura do Florestar 2015, realizado pela Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta). O 11º encontro do setor, que tem como tema “Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas” segue até quinta-feira (24), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarro.

Paludo destacou os avanços quanto às políticas públicas para o desenvolvimento florestal no Estado. “Temos trabalhado junto com o setor, em três linhas. A primeira foi para a construção de uma agenda positiva e a segunda está focada na atração de investimentos, sendo que já estamos em conversa com indústrias de MDF, de móveis e papel e celulose. O terceiro ponto a gente tem trabalhado para elaborar uma nova legislação de incentivos fiscais, incentivos pontuais, que estamos chamando de polos do setor madeiro e polo do setor de móveis”.

O presidente da Arefloresta, Fausto Hissashi Takizawa, ressaltou que o objetivo do evento é fomentar o uso da madeira legal sustentável na agricultura, indústria, arquitetura e construção civil. “A produção deve estar em sintonia com o mercado. Adotar as melhores práticas de produção, as melhores tecnologias e inovações para o produto florestal. O Brasil e Mato Grosso e os diversos segmentos do setor produtivo assumiram compromissos ambientais e as árvores plantadas podem ajudar, e muito, no cumprimento desses compromissos”.

Segundo o secretário Paludo, Mato Grosso tem aproximadamente 15 milhões de hectares, em áreas de produção pecuária, onde pode ser introduzido o conceito agrosilvopastoril, que é a integração da produção agrícola, pecuária e florestal.

O secretário falou ainda de uma nova possibilidade para o setor florestal, que é o plantio de árvores exóticas em áreas de Reserva Legal em propriedades rurais. “Já é permitido pelo Código Florestal e a gente já abriu conversação dentro do governo sobre isso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Medo de desemprego em Sinop continua em queda neste mês, aponta pesquisa

Pesquisa de termômetros sociais divulgada pela Câmara de Dirigentes...
PUBLICIDADE