segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria fortalece e regulamenta atividade mineral em Sinop

PUBLICIDADE

Diversificar a economia da região com a fortificação de novos segmentos econômicos. Este é um dos principais desafios da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração para este ano. Entre os desafios está a regulamentação da atividade mineral no município. Sinop possui hoje vários postos de combustíveis, empresas de terraplenagem e muitas ilhas e casas nas beiras de rio.

O secretário Norival Curado relatou ao Só Notícias que o minério é um segmento diferenciado e precisa ser concretizado na secretaria. “Sinop não tem ouro e diamante. Mas tem a melhor terra do mundo. E nós temos que dar condições para nossos postos de gasolina, TRR (Transportador-Revendedor-Retalhista), ter condições de criar suas documentações legalmente”, explicou.

Entre as atividades estão as revendas de cascalho e desmate, que são retirados do solo, áreas de desmate nem beiras de rios, a destinação das águas nas estradas vicinais, que devem ser regulamentadas. A segmentação não só diversifica como também fortifica a arrecadação do município. Segundo Curado, 60% do que vem da mineração, como dos postos de gasolina, fica para o município.

“Nossas empresas da segmentação querem produzir mais, mas hoje estão irregulares. Até para extração de areia, do cascalho, do direcionamento da água estão irregular. Sinop tem mais de 20 mil poços artesianos irregulares”, exemplifica.

O secretário também ressalta que estar na irregularidade também é conseqüência da falta de atuação, já que muitas pessoas e empresas não são orientadas sobre os procedimentos legais. “Muitos procuram, mas não tem onde se regularizar”, enfatiza.

Um grande investimento que também já está sendo implantado em Sinop é a rede de esgoto. O sistema, que deve ser implantado este ano em 40% da cidade, terá investimentos de R$ 40 milhões, e proporcionará o escoamento das águas das chuvas e a canalização das fossas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE