PUBLICIDADE

Rondonópolis: crise é mais política que econômica, diz Salette Lemos

PUBLICIDADE

“A crise veio nos sensibilizar para a realidade. É hora de rediscutir e reatar conceitos”. Essas e outras menções sobre o atual cenário econômico global foram enfatizadas pela jornalista Salette Lemos, que palestrou na ‘Semana da Indústria’, em Rondonópolis. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira e reuniu um público de cerca de 700 pessoas, entre autoridades locais, empresários, acadêmicos e sociedade. A ‘Semana da Indústria’ está sendo promovida pelo Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em sete municípios de Mato Grosso, em comemoração ao ‘Dia da Indústria’ (25 de maio).
 
Salette abordou o tema ‘Macroeconomia e Tendências’, apresentando sua visão sobre o comportamento brasileiro diante da atual crise. “O Brasil tem muito mais uma crise política do que econômica. Não podemos mudar nada sem uma transformação constitucional”, criticou. Para ela, o Brasil precisa oportunizar este momento para transformar. “Vamos fazer agora uma reforma em todo o estado, a reforma tributária, trabalhista. Onde está aquele cidadão que cobra? Que quer algo melhor? Vamos nos engajar com valores, conceitos e responsabilidade para mudar a realidade deste país”.
 
A jornalista afirmou que vê o Estado de Mato Grosso como uma grande potência nacional, e que o panorama atual deve fazer o empresário refletir para continuar progredindo. “O trabalho neste momento é o mais importante. Ficamos muito tempo vivendo com ‘especulações’ que acabaram com o sistema financeiro mundial. É hora de trabalho, minha gente!”. E enfatizou: “Mato Grosso é a salvação da ‘lavoura’. Vocês carregam o Brasil nas costas”.
 
Após a palestra, um ‘mesa redonda’ deu continuidade ao assunto. O debate teve a participação do presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Mauro Mendes, do secretário-adjunto de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Manoel Rodrigues Palma e do presidente da Câmara Municipal, Hélio Roberto Pichione. Com a participação do público presente, a ‘mesa’ discutiu sobre as perspectivas econômicas e industriais da região.
 
Na ocasião, o presidente o Sistema Fiemt, Mauro Mendes, afirmou que o impacto da crise em Mato Grosso é menor que em outros Estados, referindo-se aos indicadores industriais. “Saímos de décimo para o sétimo no ranking dos maiores exportadores do país, tivemos incremento no consumo de energia elétrica no setor que, necessariamente, significa a produção nas indústrias, o aumento da arrecadação é outro exemplo de indicador positivo. Os números mostram que Mato Grosso, com plena certeza, não viverá uma recessão”. E projetou: “Baseado nestes dados, acredito que o setor feche 2009 com um saldo positivo entre 4% a 5%”.
 
A ‘Semana da Indústria’, que já ocorreu em Barra do Garças e Rondonópolis, segue para Sorriso, neste sábado, Alta Floresta (19, Sinop (21), Cáceres (23) e em Cuiabá (29). A programação geral contempla um ciclo de palestras e ‘mesas redondas’ em todas as localidades, nas quais serão discutidos assuntos referentes ao desenvolvimento de Mato Grosso e peculiaridades das regiões. A expectativa é que o evento reúna cerca de três mil pessoas em todo o Estado. Além de Salette Lemos, Leila Navarro, Daniel Godri, Gesner de Oliveira e Cesar Souza compõem a lista de palestrantes de renome nacional. O evento é gratuito em todos os municípios, com exceção de Cuiabá, quando ocorrerá um fechamento especial da ‘Semana da Indústria’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...

Compras de final de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às...
PUBLICIDADE