Antes mesmo de começar, a 14ª Festa Internacional do Pantanal, que começa amanhã, no Centro de Eventos do Pantanal, o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf anuncia novos projetos para a 15ª edição do evento em 2008. “Vamos lançar a Exposição de Turismo (Expotur), que acontecerá dentro da Festa. A idéia é vender os produtos turísticos do Estado. O formato será o mesmo das grandes feiras do setor que acontecem em todo o mundo”, explica.
A Expotur abrirá espaço para negociações de pacotes, viagens, passagens, hospedagem e vários outros produtos do setor do turismo. “Além da gastronomia, artesanato e cultura, queremos movimentar a economia mato-grossense”, complementa.
Diferente das edições anteriores, este ano, o evento já tem um foco totalmente voltado para os negócios. Até ontem, já haviam sido agendados 90 encontros para a Rodada de Negócios, envolvendo 26 empresas mato-grossenses e, mais nove operadoras de outros Estados. “A expectativa é atingir pelo menos 120 reuniões entre vendedores e compradores do setor”, estima Nadaf.
A 14ª Festa Internacional do Pantanal terá cerca de 190 expositores. Destes, pelo menos 80 são municípios e órgão estaduais, 30 são do turismo rural, cinco do segmento de aventura, seis da pesca esportiva, 50 do artesanato e 16 da gastronomia. Este ano, a Festa terá a participação de pelo menos 70 municípios e três paises.
Todos os espaços da feira foram negociados. Uma das novidades desta edição é a participação dos veículos de comunicação que ocuparão pelo menos quatro estandes individuais e um espaço múltiplo. Os visitantes também terão várias opções de lazer e a entrada é gratuita em todos os dias do evento, inclusive na solenidade de abertura que acontece amanhã, às 19h30.
No Núcleo de Conhecimento, realizado na quinta-feira e na sexta-feira haverá 16 oportunidades de aprendizado, divididas em minicursos, cursos, mesas redondas e palestras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do evento, durante a Festa. A expectativa é um público de pelo menos mil pessoas participando deste Núcleo.
Já o artesanato será instalado no salão integrado, do lado direito da esplanada central do Centro de Eventos do Pantanal, que nesta edição terá ar condicionado para dar mais conforto ao visitante. Ao todo serão 50 estandes expondo e negociando peças vindas de todas as regiões mato-grossenses.
A Feira de Gastronomia conta com a presença de 16 restaurantes da capital. Diante da expectativa de um público de cerca de 120 mil pessoas durante os cinco dias de evento, os empresários estão otimistas. “Na feira de Gastronomia haverá desde mini salgados até pizza de carne de jacaré”.
De acordo com Nadaf, só este setor gerará cerca de 150 empregos diretos durante a Festa Internacional do Pantanal. Ao todo, o evento gerará mil empregos diretos e pelo menos 1.200 indiretos. Vale ressaltar que a geração de empregos no setor de eventos acontece antes, durante e depois da Festa.
A área cultural, este ano, terá a participação de 970 artistas, pelo menos 470 à mais que no ano passado. Além dos grupos da Grande Cuiabá, há os do interior do Estado que viajam para se apresentar na Festa Internacional do Pantanal e, este ano, aproveitam a viagem para fazer outras apresentações em shoppings e praças da Grande Cuiabá. Esse movimento de pessoas incrementa a ocupação dos hotéis em até 15%. “Neste período o índice de ocupação chega a 80%”, analisa o secretário.