A nova diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno), sediado em Juína, foi empossada e comandará a entidade até 2017. O empresário Roberto Rios foi reeleito presidente e diz que o projeto continua sendo o fortalecimento do setor, por meio de ações capazes de aumentar o número de associados. “Uma base forte torna possível alavancar recursos com os objetivos já discutidos pela diretoria”.
“Entendemos ser necessária uma articulação que torne nossas ações mais abrangentes, com a criação de uma cooperativa para os empresários das indústrias de base florestal, com significativa redução dos custos, para aquisição de equipamentos e insumos. É, também, nossa meta, a construção da nossa sede social, com os conhecidos benefícios que empreendimentos como estes oferecem para integração dos grupos, inserção dos novos associados, estreitamento das relações interpessoais, com a melhoria da qualidade de vida que essas ações sempre asseguram. Pretendemos no futuro construir o polo moveleiro em Juína”.
Rios diz que o sindicato tem desenvolvido trabalhos de conscientização para a necessidade de preservação das florestas, com palestras em escolas de todos os municípios de nossa base. “É importante e necessária uma mudança da errônea visão que o setor carrega, como se fosse responsável pelas ações que degradam a natureza, quando, de fato, trabalhamos com afinco para manter a floresta em pé, pois dela retiramos, por meio de manejo sustentável, a matéria prima para nossas indústrias, bem como, o sustento de milhares de famílias gerando emprego e renda, além de significativa contribuição ao Estado, por meio do pagamento dos impostos”.