Os contribuintes que parcelarem o pagamento do Imposto de Renda não poderão mais emitir o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) das oito parcelas com antecedência, como acontecia até o ano passado. De acordo com a Receita Federal, a partir deste ano, a cada mês, os contribuintes terão de entrar na página da Receita Federal para imprimir a guia de recolhimento.
Segundo a Agência Brasil, o superintendente nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, afirmou que o programa de preenchimento calculará apenas a primeira parcela ou a cota única, no caso dos contribuintes que optarem pelo pagamento à vista. A mudança ajuda a evitar erros de contribuintes que se esquecem de atualizar as parcelas pelo valor da taxa Selic.
Tutorial e PGD
Assim como aconteceu no ano passado, para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal do Brasil disponibilizará, na sexta-feira (24), um tutorial sobre a temporada 2012 da Declaração de Ajuste Anual.
Também na sexta-feira, às 8h, a Receita Federal do Brasil vai liberar o download do programa gerador do IR 2012. Normalmente o programa só ficava disponível no início da temporada, mas, numa experiência para evitar congestionamentos no sistema e facilitar a vida do contribuinte, o órgão decidiu, pela primeira vez, antecipar a liberação.
IR 2012
A temporada de declaração do IR 2012 acontece entre os dias 1º de março e 30 de abril.