Um relatório divulgado pela Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), aponta que quase mil consumidores tiveram seus nomes incluídos na lista negra do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em abril. Durante o mês, foram registradas 972 novas inclusões no SCPC. O número é menor que em outros meses. No mês de fevereiro, por exemplo, 1.712 consumidores não conseguiram quitar seus débitos e foram parar na lista negra do crédito.
Já o número de clientes que conseguiu quitar suas dívidas foi de 490, representando cerca de 50% das novas inclusões. O número de consultas no Serviço de Proteção ao Crédito também foi considerável. Ao todo, foram 1.350 consultas feitas no sistema local. Os números referem-se apenas às empresas associadas a ACES.
Segundo o presidente da associação Laércio Estrela, os números não estão muito bons para o comércio sorrisense. As festividades do Dia das Mães também não estão motivando muito os lojistas. “A inadimplência está aumentando muito e logo vamos sentir os reflexos no número de desemprego”, afirmou. O município, que tem a agricultura como principal atividade econômica, também está sentindo os reflexos da crise no agronegócio, que afetou toda a região.
No ano passado, foram mais de 15 mil novas inclusões no SCPC.