Há cerca de 30 dias em obras, a sede própria da promotoria de Lucas do Rio Verde deve ser concluída em quatro meses. A nova sede está sendo construída ao lado do fórum pela prefeitura. Recentemente, foi concluída a concretagem do prédio. Segundo a promotora Patrícia Eleutério Campos, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada em agosto.
O novo prédio terá estrutura para receber mais um promotor, já que a previsão é de que a comarca de Lucas do Rio Verde seja elevada para 3ª entrância. A obra está sendo executada pela parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal. Cerca de R$ 280 mil foram liberados para a obra. O convênio para construção foi assinado em dezembro.
A prefeitura também doou o terreno, que terá 280 metros quadrados. O objetivo é centralizar os serviços nas proximidades do fórum do município. Atualmente a promotoria funcionada na praça Francisco Lucas, distante do local.
Outra obra que está sendo executada no município é a ampliação do fórum. Segundo a Secretaria de Obras, está sendo concluída a concretagem da laje de ampliação. Serão investidos cerca de R$ 250 mil para construção de mais um anexo, ao lado do prédio atual, com espaço para abrigar o Juizado Especial e mais uma vara.
Atualmente, a comarca de Lucas do Rio Verde, que é de 2ª entrância, possui 4 varas, com 3 juízes, e cerca de 6.700 processos estão tramitando no judiciário do município.