Mais de 40 municípios produtores de Mato Grosso fazem hoje um movimento em prol da agricultura, explicando à população as causas da crise no agronegócios e cobrando providências das autoridades. Em Sinop, não será decretado ponto facultativo, mas os comerciantes foram convocados a fechar as portas pelo menos durante a passagem do tratoraço, que deverá contar com mais de 100 máquinas agrícolas, tratores, caminhões e outros.
Mais de 500 agricultores são esperados. A concentração deve começar por volta das 07:00h. A previsão da organização é encerrar o movimento por volta das 16:00h. O movimento vai começar na rua João Pedro de Carvalho, perto do parque de exposições, entrando pela rua Enio Pipino até a Praça das Bandeiras. “Vamos ir pela Júlio Campos até a catedral, contornar e seguir pela avenida Itaúbas até a Tarumãs que será percorrida até a rua Ênio Pipino, seguindo até o Posto Texas e retornando até as proximidades do Viaduto”, explicou um dos organizadores.
Na altura do viaduto, serão estacionadas as máquinas e os organizadores vão procurar esclarecer a sociedade sobre as causas da crise que atinge a agricultura brasileira, entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) vão mostrar os reflexos na economia no município. Sindusmad, Acrinorte, Acis e prefeitura estão apoiando o movimento.
Em Sorriso, campeão nacional em produção de soja, a manifestação será a partir das 15:00h. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Leonir Capitâneo, o prefeito Dilceu Rossato já decretou ponto facultativo a partir desse horário, quando todo o comércio deverá fechar. Os funcionários deverão comparecer à praça de Marco Zero, na área verde, onde será a concentração. O movimento é organizado pelo Sindicato Rural, Aprosoja, Aces (Associação Comercial e Industrial de Sorriso), Secretaria Municipal de Agricultura, CAT (Clube Amigos da Terra), Fundação MT e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Em Lucas do Rio Verde, a mobilização será a partir das 08;30h, na Câmara Municipal. Além das lideranças políticas locais, que estão apoiando o movimento dos agricultores, o encontro contará com a presença de uma representante da Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso).
Ela explicará quais são as ações que o setor, através dos sindicatos rurais, estará tomando nos próximos dias,visando a grande mobilização à nível nacional, no próximo dia 31.
Em Vera também haverá carreata. Os agricultores reunirão suas máquinas na Praça 13 de Maio e de lá partirão em carreata até a frente do Fórum da Comarca de Vera. Em frente ao Fórum, que fica na entrada da cidade, eles ficarão reunidos durante toda a manhã. O CDL já solicitou aos comerciantes que fechem as portas e que mandem seus funcionários para a rua para participar da manifestação.