sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Prorrogação das Licenças Operacionais beneficiará madeireiras do Nortão

PUBLICIDADE

Cerca de 71 das quase 350 madeireiras associadas ao Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) estão com a LO (Licença ambiental de Operação) em dia. Com isso, a maioria das indústrias madeireiras não estava aptas para receber ATPFs (Autorizações Para Transporte de Produtos Florestais) . Na última sexta-feira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) prorrogou as licenças ambientais de operação no Estado, por 90 dias. A medida foi bem recebida pelas indústrias madeireiras, segundo o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer. “Nesses 90 dias elas vão procurar a Sema para renovar as LOs. Já estava na hora do governo tomar essa medida e fazer alguma coisa pelo setor madeireiro”, afirmou ao Só Notícias.

Inicialmente, a Secretaria de Meio Ambiente deverá fazer um levantamento das empresas que estão regulares e que vão poder renovar a licença. Langer acredita que a maioria das empresas está apta a ser beneficiada com a medida. As licenças operacionais precisam ser renovadas anualmente. Com a suspensão das atividades da antiga Fema, durante a Operação Curupira, muitas empresas que já tinham solicitado a renovação tiveram o processo interrompido. Sem as LOs, as madeireiras não podiam se recadastrar e assim requerer as ATPFs (Autorização para Transporte de Produtos Florestais) para transportar toras do mato para as indústrias e madeira beneficiada para outras cidades e Estados.

Segundo Jaldes, a liberação de ATPFs para os primeiros pedidos que foram protocolados já começou. “Aquelas empresas onde foi verificado que estava tudo de acordo com as exigências do órgão, já receberam ATPFs”, ressaltou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá lidera, Rondonópolis é 2º e Sinop 3º na geração de empregos

A geração de empregos no Estado, em fevereiro, foi...

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...
PUBLICIDADE