PUBLICIDADE

Projetos de investimentos para construção da Ferrogrão serão apresentados em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Infográfico Só Notícias - fotos: assessoria/arquivo)

O encontro entre investidores, produtores, lideranças políticas da região e engenheiros e técnicos do governo federal é para apresentação dos projetos de traçado e dos investimentos que serão necessários para construção da Ferrogrão – ferrovia que ligará Sinop a Miritituba (PA) que escoará parte da safra agrícola, madeira, combustível e trazer para o Nortão insumos e demais produtos – está previsto para dia 26 de novembro, no centro de eventos Dante de Oliveira, às 14h.

O empreendimento está orçado em R$ 12,6 bilhões para fazer 1,1 mil quilômetros de trilhos e terminais de cargas de embarque e desembarque em Sinop e Matupá. A maior parte, cerca de R$ 9 bilhões, estaria concentrada nos cinco primeiros anos do investimento. Há previsão de que o BNDES financie parte da obra. A estimativa é de capacidade para transportar 42 milhões de toneladas quando operando à plena capacidade.

O evento está sendo organizado pela prefeitura de Sinop, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Também terá apoios do governo do Estado, Ministério dos Transportes.

No mês passado, diretores Aprosoja expuseram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a decisão do setor em investir na construção da Ferrogrão para os agricultores serem sócios do empreendimento. A intenção é que produtores banquem 50% do montante do investimento e a outra parte ficará para as tradings e fundos internacionais. A estimativa do investimento total é de R$ 12 bilhões. O setor produtivo de Mato Grosso calcula que conseguiria arrecadar, por ano, de R$ 600 milhões a R$ 1 bilhão para investir na Ferrogrão.

Existe também discussões da Aprosoja e do Movimento Pró-Logística junto ao Governo Federal buscando a ampliação de trecho. A proposta é passar o ponto de início da ferrovia para Lucas do Rio Verde, ‘atravessando’ Sorriso, o maior produtor nacional de grãos. Caso se confirme, Lucas do Rio Verde poderá futuramente se transformar em um grande entroncamento ferroviário, com a chegada da Ferrogrão, Ferronorte e Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Isso significaria poder acessar os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Miritituba (PA), por ferrovias.

No ano passado, um consórcio se mostrou interessado na construção e operação da ferrovia e teve avanços na negociação com um fundo americano interessado em ficar com até 12% dos investimentos. Por ser um ativo novo, a Ferrogrão é considerada um projeto difícil e que precisa de esforço conjunto.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carro se chocar com poste em Mato Grosso

O acidente de trânsito envolvendo um GM Ágile preto...

Mais de 10 veículos são apreendidos em blitz na lei seca em Alta Floresta

As forças de segurança apreenderam cerca de 12 veículos...
PUBLICIDADE