PUBLICIDADE

Projeto de produção agroecológica é lançado pelo Sebrae em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Uma parceria inédita no país, envolvendo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae) foi consolidada nesta quinta-feira, 01, com o lançamento do Projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), na comunidade de Engenho Velho, em Santo Antônio do Leverger.

Em Mato Grosso, 250 famílias serão beneficiadas inicialmente, com a tecnologia que tem como base a agroecologia e já colhe resultados positivos que trazem nova esperança a produtores ribeirinhos como o seu Edmilson Rodrigues da Silva, popular seu Bilu, 47 anos, que nasceu e sempre viveu na comunidade. "O projeto é muito bom, já devia existir há mais de 10 anos. Com a irrigação feita por gotejamento, a gente gasta menos e colhe mais. Sobra até para vender", pontua com a experiência de quem tira da terra – há décadas plantando quiabos, abobrinhas e maxixes -, além da pesca artesanal , o sustento da família composta pela mulher e três filhos.

Seu Bilu foi o anfitrião na recepção há mais de 100 pequenos produtores que participaram da solenidade representando as 250 famílias contempladas com o PAIS no Estado. Assim como ele, seu Lúcio Rodrigues, do Assentamento Santana, em Nossa Senhora do Livramento, está motivado. "Tenho terra e criação. Com a ajuda do Sebrae e das prefeitura vai ficar mais fácil", acredita. Vindo de Poconé, seu André Luiz Nascimento, é um dos mais animados. "Adorei a reunião feita no Sindicato porque a união faz a força. A gente acompanha, onde eles forem, a gente vai atrás", afirma.

Gestor Nacional do PAIS e responsável pela Carteira Agroecológica do Sebrae Nacional, Ludovico da Riva explica que existem atualmente cerca de 10 mil unidades do PAIS implantadas no país. "Com o sucesso, as famílias começam a vender os excedentes que representm em média, acréscimo de R$ 600,00 mensais na renda da família e existem casos de ganhos extras de até R$ 3 mil por mês", destaca o gestor complementando que, como cuiabano e mato-grossense, filho e neto de agricultores, sente orgulho de lançar o projeto e tem como objetivo pessoal que Mato Grosso seja referência na implantação do PAIS.

A diretora do Sebrae, Eneida de Oliveira, assegurou que cada uma das famílias selecionadas vai ter o acompanhamento do Sebrae e precisa se esforçar para aproveitar a oportunidade que está sendo oferecida. "O foco é trabalhar de forma saudável, sem queimada, sem agrotóxico, sabendo que o excedente vai ser direcionado para comercialização em feiras e merenda escolar. E mais importante é que vai ter um dinheirinho a mais no bolso, só vai depender do esforço de cada um dos produtores", incentiva a diretora.

O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Hugo Padilha, considerou que o PAIS é importante porque vai promover a "inserção de pessoas de mãos calejadas que esperam pela oportunidade de ter uma alimentação melhor e agregar valor à sua renda". O prefeito de Jangada, Gauchinho, que é presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá concorda. "É um dos programas mais completos que já vi e tem tudo o que o produtor precisa para que dê certo", disse.
O Superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacou que uma das vantagens do PAIS é "o uso de técnicas modernas, com menos agrotóxicos, que serão repassadas às famílias selecionadas e acompanhadas de forma permanente pelo Sebrae".

O PAIS

O Projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) funciona com um galinheiro no centro, uma horta ao redor, um quintal agroecológico e um sistema de irrigação por gotejamento. Visa promover a difusão de tecnologias produtivas como instrumento de geração de trabalho e renda na agricultura familiar, fortalecendo potencialidades locais e propiciando melhores condições para alimentação e acesso ao mercado consumidor.

Em Mato Grosso, o projeto vai atender 250 famílias de 10 municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande do Vale do Rio Cuiabá.

O projeto atende uma família que tenha em média cinco pessoas. Precisa apenas de uma área de 5.000 m2 (0,5 hectare). Começa com 03 canteiros circulares de produção e, à medida que o produtor for se qualificando e aumentando sua segurança no domínio das técnicas, pode ir aumentando sua produção até onde sua estrutura familiar permitir elevando ainda mais a renda familiar e ampliando sua qualidade de vida. Por este motivo recomenda-se que deixe sempre uma área para futura expansão.
O ponto central da estrutura é marcado pela construção do galinheiro com capacidade para 11 aves (10 galinhas e 1 galo).

A irrigação é feita por gotejamento, sistema que ajuda a economizar água e energia, além de propiciar aumento de produtividade. Uma bomba submersa em uma fonte d"água abastece uma caixa d"água localizada a 3m ou mais acima do nível da horta. A é será levada da caixa para a horta por gravidade, por meio de uma mangueira de 1 polegada, onde serão acopladas fitas ou mangueiras gotejadoras para irrigar os canteiros.

O modelo busca estimular a agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos; diversificar a produção; alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades; reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; apoiar o correto manejo dos recursos naturais; incentivar a diversificação da produção; evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor; produzir em harmonia com os recursos naturais.

São realizadores do PAIS em Mato Grosso o Ministério Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, SEBRAE Nacional e o SEBRAE Mato Grosso. Os parceiros locais são: Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, Prefeituras Municipais desta Região e suas Secretarias de Agricultura, CONSAD Consórcio Segurança Alimentar, FETAGRI Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de MT, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos Municípios.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE