A Assembléia Legislativa de Mato Grosso realiza, no próximo dia 11, em Alta Floresta, uma audiência pública que vai tratar da formatação de um projeto definitivo para a criação da hidrovia “Teles Pires-Tapajós”. Lideranças de mais de 30 municípios que compõem a área de influência vão debater sobre os percalços que estão impedindo a implantação da hidrovia, que ligará o Norte e o Nordeste de Mato Grosso até os portos do Pará.
No início de junho, representantes políticos e comunitários dos municípios da área de influência se reuniram para a retomada das discussões, suspensas desde 1999. Segundo o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), que viabilizou a audiência, a hidrovia ajudaria a sanar um problema crônico que impede o Estado de crescer economicamente: a falta de infra-estrutura, travando o escoamento da produção mato-grossense de forma rápida e barata.
Os municípios que compõem a área de influência da hidrovia são Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Cana Brava do Norte, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Cotiguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Tapurah, União do Sul e Vera.