PUBLICIDADE

Programa de secretaria estadual encaminha jovens para mercado de trabalho em MT

PUBLICIDADE

Trinta e oito jovens de Rondonópolis passaram por curso de qualificação, este ano, e estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. A certificação ocorreu por meio do “Pré-Emprego”, modalidade que integra o programa Emprega Rede, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Todos os jovens certificados foram cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) para serem encaminhados a uma vaga de trabalho. Destes, quatro já estão prestes a serem chamados para entrevistas e poderão dar o pontapé em suas carreiras logo no início de 2016.

As turmas foram iniciadas no município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso, formulado para estudantes do Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental, acima de 16 anos, contou com 400 horas/aula e foi finalizado no dia 17 deste mês.

A coordenadora de ações de cidadania da Setas, Mara Oliveira avaliou como positivo o resultado do curso de qualificação e comemorou a parceria com o Senai, o que possibilitou a gratuidade na oferta do curso de qualificação profissional.

“Essas parcerias são muito importantes para realização das ações. Nossa meta agora é colocar todas essas pessoas no mercado de trabalho, para que elas consigam ter um foco na vida delas. Os familiares dos alunos nos agradecem muito por estar auxiliando na formação deles”.

Para o titular da Setas, Valdiney de Arruda, o curso é uma das formas de garantir que os jovens se mantenham centrados em investir na qualificação, o que os livrará de entrar em caminhos sinuosos. “Os jovens estudam e, assim, deixam de estar ocupando a mente com o que não devem. Então, é muito bom ver esse engajamento”.

O Emprega Rede é um programa da Setas que está inserido no pacote de ações do Transforma Mato Grosso. É o primeiro programa de inclusão produtiva em rede do país e que institui uma política pública integrada e voltada à inclusão socioprodutiva de populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Como parte do Emprega Rede, o Pré-Emprego foi criado para auxiliar estudantes a se inserirem no mercado de trabalho. A Setas encampou o programa em parceria com o Senai para a oferta de 1.200 vagas em 18 municípios mato-grossenses somente em 2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE