Nova Mutum sedia, esta manhã, o encontro da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) “É Hora de Plantar Soja”, voltado a sojicultores também de Diamantino e Santa Rita do Trivelatto. Será no auditório da Associação Comercial. Entre os temas abordados estão os fatores restritivos à produtividade com relação a pragas, doenças e nematóides.
Entre os principais fatores estão solo com fertilidade desequilibrada ou solo compactado; plantas com raízes superficiais tornam-se mais suscetíveis a estresse hídrico e altas temperaturas; solos com excesso de calagem tornam-se mais suscetíveis a danos por nematóides de cisto e doenças em geral.
O planejamento de manejo e controle para a safra 2007/2008 também será destacado, com ênfase para o controle da ferrugem asiática, uma das principais preocupações dos sojicultores. Outros assuntos que serão debatidos são genética e melhoramento, proteção de plantas, monitoramento e adubação.
O mesmo tema será debatido à tarde, em Sorriso, na unidade de pesquisas da fundação. Amanhã, será a vez de Sinop sediar o encontro, no auditório da CDL, das 07h30 às 12h30.