A produção industrial brasileira registrou queda de 0,6% em novembro de 2012, na comparação com o mês anterior e de 1% em relação ao mesmo período de 2011. O indicador acumulado para os 11 meses do ano também permaneceu negativo, em -2,6%, assim como o índice referente aos últimos 12 meses, que mostrou queda de 2,5% em novembro.
Os dados fazem parte da pesquisa Produção Industrial Mensal, divulgada hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na avaliação do coordenador da pesquisa do IBGE, André Macedo, o comportamento predominantemente negativo da indústria de outubro para novembro e também em outros indicadores mostra que o ano de 2012 foi marcado por um menor dinamismo da atividade.
"Há um maior endividamento das famílias, maior comprometimento da renda dessas famílias, as expectativas dos empresários estão em um patamar mais baixo do que em anos anteriores, o cenário internacional está mais adverso, afetando as exportações do país, e também pela maior presença de produtos importados no mercado local", justificou Macedo.
Dos 27 setores investigados, 16 registraram queda em novembro, na comparação com outubro, com destaque para indústrias extrativas (-6,7%) e veículos automotores (-2,8%). Já no acumulado de janeiro a novembro, 17 dos 27 setores pesquisados registraram taxas negativas. A atividade de veículos automotores registrou a maior retração, de 13,3%.