PUBLICIDADE

Produção industrial de Mato Grosso fecha 2023 com alta e alcança 5ª posição no país

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso encerrou 2023 com crescimento de 5,2% na produção industrial. O desempenho positivo colocou o estado na 5ª posição do ranking nacional, com destaque para os setores de biocombustíveis e de alimentos, que tiveram desempenho acima da média estadual. A análise dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) mostra que no acumulado de 2023, o setor de biocombustíveis cresceu 13,4%.

“Estamos observando um crescimento notável na produção de etanol no estado, sustentado especialmente pelo aumento da produção de etanol a partir do milho, que hoje responde por cerca de 75% da produção de etanol do estado. E temos perspectivas mais investimento e aberturas de novas plantas. Certamente é um setor que está contribuindo muito para o desenvolvimento econômico e social do estado”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e presidente das Indústrias de Bionergia de Mato Grosso (Bioind), Silvio Rangel.

Outro setor cujo comportamento superou o índice estadual foi o de fabricação de produtos alimentícios, puxado principalmente pelas indústrias frigoríficas. “Conseguimos aumentar em mais de 25% a quantidade de abates de animais. Anos anteriores trabalhávamos com capacidade ociosa”, explica o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Frigorífico de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), Jovenino Borges. Segundo ele, em 2023 foram abatidos 6,3 milhões de cabeças de gado, frente a 4,8 milhões em 2022.

Por outro lado, os setores de produtos químicos e de madeira registraram queda na comparação com o ano anterior de 12% e 3,9%, respectivamente. O comportamento negativo também foi observado nos setores de minerais (-0,5%) e de bebidas (-1,8%).

No ranking nacional, Mato Grosso ficou na 5ª posição com melhor desempenho, atrás dos estados Rio Grande do Norte (13,4%), Espírito Santo (11,1%), Goiás (6,1%) e Pará (5,4%).

A produção industrial de Mato Grosso teve um leve aumento de 1,9% em dezembro de 2023 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O saldo positivo foi provocado também pelos setores de fabricação de produtos alimentícios, fabricação de bebidas, produtos de madeira, fabricação de minerais não metálicos e fabricação de produtos químicos. O setor de biocombustíveis foi o único com resultado negativo (-7%) nessa comparação. Na comparação com novembro de 2023, a produção industrial estadual registrou queda de 3,3%.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça em MT condena empresa de aplicativo por ofensas machista contra cliente

A Justiça de Rondonópolis condenou uma empresa de transporte...

Filme da Universidade Federal de Mato Grosso é exibido em fórum internacional

O documentário A Serra do Roncador ao Poente, dirigido...

Juara definirá empresa para organizar processo seletivo

A prefeitura de Juara (300 quilômetros de Sinop) abriu...
PUBLICIDADE