quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Produção industrial cresce acima da média em Mato Grosso, diz Fiemt

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A produção industrial em Mato Grosso teve o melhor desempenho nacional no acumulado deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Um levantamento feito pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra um avanço de 23,3%.

O índice foi impulsionado pelo comportamento positivo dos setores de produtos alimentícios e de derivados do petróleo e biocombustíveis. Bahia (8,9%), Rio de Janeiro (5,2%), Amazonas (2,1%) e Goiás (0,9%) também tiveram resultados positivas. Já os demais estados brasileiros pesquisados pontuaram com índices negativo, influenciado a redução na produção nacional em -2,6%.

Quando se compara a maio de 2021, Mato Grosso também obteve, em maio desse ano, o segundo melhor resultado entre as demais unidades da federação. O crescimento foi de 22,8%. Neste período, a Bahia esteve na liderança com 26% de elevação.

O presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, ressalta a importância do setor para a economia e geração de empregos. “As indústrias alimentícias representam 70% do Produto Interno Bruto Industrial do Estado. Como tudo está interligado, se esse segmento vai bem, toda a economia segue em crescimento”.

Na comparação entre os meses de abril e maio, contribuindo para o avanço de 0,3% na indústria nacional, Mato Grosso teve também o segundo melhor desempenho (4,6%), atrás somente do Amazonas (6,6%).

“Já havíamos observado no mês de abril um saldo positivo na produção de fabricação de bebidas, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e minerais não metálico, e fabricação de produtos alimentícios. Uma importante contribuição para a indústria nacional”, destacou o gerente de economia da Fiemt, Pedro Máximo.

As informações são da assessoria da Fiemt.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro vai ao TCU negociar venda de vagões do VLT para a Bahia

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU),...

Fazendas com desmate químico em MT viraram ‘cemitério de árvores’, critica deputado

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia,...

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...
PUBLICIDADE