segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Procon alerta população sobre empréstimos

PUBLICIDADE

A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) alerta a população quanto a empréstimos financeiros, principalmente a aposentados e pensionistas. Um dos problemas mais comuns é a falta de informação, que pode confundir o consumidor, especialmente em relação aos juros cobrados nas parcelas.

Um exemplo foi de um aposentado que fez a sua reclamação ao Procon. Ele foi ao banco fazer um empréstimo e acabou optando pelo pagamento do valor com juros maior do que a opção analisada e aprovada por ele. Já no final do pagamento verificou que os juros pagos por ele estavam acima do esperado. Na hora de fazer o empréstimo, o aposentado se confundiu com a máquina e escolheu a opção com juros maior. Ele recebeu orientações em audiência no Procon com a presença de representante do banco.

“A nossa preocupação maior é quanto aos aposentados e pensionistas, porque é a classe que se apresenta mais vulnerável”, acrescenta Maurel Castro de Amorim, chefe de Núcleo de Atendimento do Procon-MT.

“Essa operação pode representar dívidas que podem afetar a administração da renda mensal futura, em comprometimento ao pagamento do empréstimo”, alerta a superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin.

Cuidado com golpes de pessoas que ligam para sua casa e oferecem empréstimos sem consulta ao SPC e SERASA. Procurem contrair empréstimos de empresas conhecidas, com bancos de confiança.

Para prestar esclarecimentos sobre a propaganda de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, os Ministérios da Previdência e da Justiça elaboraram por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e Ministério da Fazenda o documento “Roteiro técnico sobre empréstimo consignado a aposentados e pensionistas”. Para ter acesso às informações é só acessar o site: www.mj.gov.br/consumidor. Mais informações pelo telefone: 322-9014

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE