PUBLICIDADE

Presidente do FIEMT avalia em Sinop que setor de base florestal está ‘bem aquecido’

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira afirmou, ontem, durante encontro com  presidentes do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado, Wilson José Volkweis, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, Rafael Mason, além de empresários, lideranças da base florestal de Sinop e região Norte, que o setor está bem aquecido, com demanda por produtos e enfrenta dificuldades naturais.

“Depois de alguns anos de relativa estagnação econômica volta a ter o aquecimento setorial. Essas dificuldades vão desde investimentos até a dificuldade de encontrar profissionais qualificados na quantidade que o setor precisa para fazer frente a essas novas demandas”, disse através da assessoria.

Sobre a capacitação de mão de obra, Oliveira reforçou a parceria com a FIEMT e lembrou que é necessário buscar alternativas para reduzir os custos. “Como o aumento de produtividade, desenvolvimento de novos fornecedores e melhorias nas técnicas produtivas, mas também apoiando fortemente a qualificação dos trabalhadores que já estão empregados no setor e na busca de novos profissionais que possam ocupar as vagas de trabalho abertas no setor de base florestal. Nos próximos meses teremos um forte trabalho, principalmente, SESI e SENAI na prospecção e no treinamento dos profissionais que vão ocupar os postos de trabalho que já estão abertos e que ainda serão”.

A força do setor na região também foi destacada pelo presidente do CIPEM, que ponderou ser presente e competitivo no mercado nacional, além de exportação. “Nos últimos anos temos percebido a busca pelo aperfeiçoamento dos processos fabris, por meio de investimentos em inovações, com um melhor aproveitamento da matéria-prima disponível e também dos resíduos madeireiros, demonstrando grande preocupação com a valorização do setor e de seus produtos”, considerou Mason.

Quanto ao planejamento de ações do centro para o Nortão, ele reforçou o compromisso no atendimento das demandas e anunciou um novo evento que irá promover o Manejo Florestal Sustentável. “O CIPEM está promovendo a atividade de Manejo Florestal Sustentável por meio do evento Produção Florestal em Evidência, empregando esforços para ampliar as áreas de manejo, tanto em áreas de primeiro quanto de segundo ciclo, para garantir o abastecimento contínuo e abundante de madeira para as indústrias de base florestal. A ação terá início em Sorriso e, posteriormente se estenderá a todo o Estado”, .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...
PUBLICIDADE