Atrair mais empresas para Sinop. Este é o um dos desafios da atual administração municipal e que ganha forças com a nova lei de incentivos, aprovada e sancionada, semana passada, para atrair novos investimentos no município. A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração já inicou o cadastramento de empresas interessadas em se instalar em Sinop e que poderão receber benefícios, que variam desde isenção de impostos até custeio para construção.
O secretário Norival Curado também deve visitar empresas de outros municípios e regiões para divulgar o projeto e as viabilidades oferecidas para que possam investir em Sinop. “Vamos mostrar o trabalho que temos aqui e os diferenciais que oferecemos”, destacou, em entrevista ao Só Notícias. Segundo ele, muitas empresas já demonstraram interesse em se instalar na cidade.
Pela lei, os incentivos são concedidos para as as empresas que começarem a ser construídas ou instaladas em um prazo máximo de 180 dias. Uma das exigências é que os beneficiados não poderão paralisar suas atividades no município antes de 10 anos de funcionamento.
Outros requisitos serão fiscalizados pela a prefeitura, que acompanhará semestralmente os trabalhos das empresas para verificar se estão cumprindo as determinações da lei. A aprovação do benefício será avaliado separadamente para cada empresa.
Entre os incentivos que a prefeitura concederá está a doação de terrenos para empresas consideradas de grande e médio portes, fornecimento ou custeio de materiais de construção para a edificação de prédios comerciais, redução ou até isenção do pagamento de IPTU, ITB, ISSQN, incentivo financeiro para geração de empregos e renda, dentre outros.