Economia

Prefeitura contratará mais de 440 projetos para auxiliar setor cultural em Sinop devido ao Coronavírus

A secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura abriu processo de credenciamento de projetos culturais para a realização de atividades culturais, em formato digital, transmitidos por meio da internet. Foram disponibilizados R$ 449 mil para contemplação dos projetos, que independente da área receberá R$ 1 mil. Os recursos financeiros destinados aos projetos contemplados correrão por conta do fundo Municipal de Cultura.

Para participar é necessário que a renda familiar mensal de meio salário mínimo ou renda familiar total de até 03 (três) salários o que for maior é uma das condições para participação. Serão credenciadas propostas que atendam linguagens artísticas com música (DJ’s, cantor, músico instrumental,), artes cênicas (escritor, compositor, circo), artes visuais (decorador, cenógrafo), dança (dançarino, coreógrafo) e artes plásticas (designers, pintor artístico, fotógrafo).

O pedido de credenciamento e contratação poderá ser efetivada a partir de segunda-feira (6) até o dia 17 do próximo mês, na sede da Diretoria de Cultura, na avenida Alexandre Ferronato, no bairro Cidade Jardim ou pelo site da prefeitura. “Faz se necessários o referido chamamento público uma vez que neste momento o setor cultural do município tem sofrido diversas consequências em meio à pandemia, assim como diversos setores, mas com um problema peculiar. Foram os primeiros a parar e, possivelmente, os últimos a voltar, e não há uma renda contínua para seus trabalhadores, para empresas e grupos”, disse o diretor de Cultura, Daniel Coutinho, através da assessoria.

Coutinho acrescentou ainda que é necessário buscar soluções e caminhos para contratação de projetos culturais “para apresentações em lives na plataforma do Facebook da Prefeitura de Sinop. Recentemente, realizamos lives solidárias para a arrecadação de alimentos à classe artística, um projeto desenhado junto com o setor e que recebeu aval da prefeita Rosana Martinelli. Estamos empenhados em encontrar, mesmo que temporariamente, formas de auxílio aos artistas de Sinop”.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)