O prefeito de Sinop, Juarez Costa, decidiu encabeçar o movimento no Médio Norte contra o monopólio do transporte na região. “Já vivemos isto no passado e não foi bom para o desenvolvimento de Sinop e região. Não queremos mais o retrocesso. O monopólio é uma vergonha”, afirmou ele, na manhã desta segunda-feira. “Um trecho dessa importância necessita de outras empresas para uma concorrência saudável. Queremos que a Ager atente para isto”, acrescentou.
Juarez Costa foi um dos prefeitos de toda a região Médio Norte que enviaram ofícios à Agência Reguladora de Serviços do Estado (Ager-MT) e também ao governador Blairo Maggi, solicitando providências contra o monopólio. A exigência é de que seja aberto processo licitatório para a contratação de outras empresas de transporte, estimulando a concorrência e, consequentemente, melhorando os serviços.
O prefeito de Sinop vai mais além e reivindica a volta da Satélite, empresa que tradicionalmente fazia a linha Cuiabá-Sinop. “É inadmissível deixar de fora uma empresa que atende tanto favoravelmente nossa cidade e nossa região, como é a Satélite”, afirmou Juarez Costa. “Não estamos contra ninguém. Só não queremos o monopólio e a injustiça”, asseverou.
A referência é a uma demanda judicial retirou a Satélite da operacionalização da linha, que segundo informações estaria com contrato vigente e ficou somente a Real Norte, instaurando assim o monopólio. “No que depender de mim vamos mobilizar todas as prefeituras, câmaras municipais, lideranças empresariais, comunitárias, enfim, toda a população contra esse vergonhoso monopólio”, acrescentou o prefeito.
Um protesto contra o monopólio, que estava marcado para a manhã de hoje na rodoviária de Sinop, foi transferido para a tarde, sem horário ainda determinado.
O vereador Gilson Oliveira é um dos que encabeçam o protesto na Câmara Municipal. Ele anunciou que fará um pronunciamento na sessão desta noite. “O monopólio é contra os interesses do povo. É crime cercear a liberdade do povo de escolher. A população tem direito a opções de escolha. Cadê a democracia?”, indagou o parlamentar.
O movimento contra o monopólio do transporte na região Médio Norte já teve a adesão das prefeituras, câmaras municipais, associações comerciais, Rotarys, Lions Clubes e lojas da Maçonaria de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo. Todas elas enviaram ofícios à Ager e ao governador Blairo Maggi em protesto contra o monopólio.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, salienta, em seu ofício, a necessidade da entrada de novas empresas no ramo para atender à demanda do município, onde cresce a implantação de novas indústrias e o desenvolvimento local é acelerado. Segundo o documento, é “necessário viabilizar cada vez mais novas empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros que faça a ligação de nossa cidade a Cuiabá, uma vez que a concorrência entre empresas do mesmo ramo e que prestem o mesmo tipo de serviço sempre traz imensos benefícios à população”.