PUBLICIDADE

Preços de produtos vendidos pela internet cai, aponta Fia

PUBLICIDADE

Pelo quarto mês consecutivo, o e-Flation registra índice negativo, atingindo 1,99%em julho. O indicador, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni & Associados, monitora as variações dos preços de produtos vendidos online, acompanhando as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo.

No período, a categoria “Linha Branca” lidera a lista da cesta de produtos com maior queda nos preços, representando 3,86%. Na seqüência aparecem os grupos “Cine e Fotos, 3,81%; “Eletroeletrônicos”, 2,88%; “Brinquedos”, 1,96%; “Eletroportáteis”, 1,74%; “Informática”, 0,26%; e “Telefonia e Celulares”, 0,16%.

Mesmo com a queda em 70% das linhas avaliadas, o e-Flation registrou inflação dos valores praticados nas categorias “CDs e DVDs”, 3,41%; “Livros”, 1,78%; e “Perfumes e Cosméticos”, 1,69%.

“As variações de preços apuradas no e-Flation de julho refletem o fim do período de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães, que elevam as promoções e, conseqüentemente, impulsionam as vendas, ofertas e procura do comércio na internet”, avalia o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo.

O e-Flation de julho, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril de 2008: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador; a categoria “Produtos para Casa” foi substituída por “Eletroportáteis”; e a criação do grupo “Cine e fotos”.

Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de “campeões de vendas”. A verificação da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE