Em proporção, o barateamento não foi tão grande, mas em reais, fez uma boa diferença no bolso do consumidor. Pela primeira vez desde que a AutoInforme, em parceria com a Molicar, passou a pesquisar a evolução dos preços dos carros novos – nacionais e importados – houve, em média, uma queda de 1% em todo o ano passado.
Para se ter uma idéia, houve casos em que a diminuição do valor foi de até 9,5% nas fabricações nacionais. Esse é o caso do EcoSport Freestyle, da Ford, que custava, no início de 2006, R$ 53,8 mil, e em dezembro, podia ser encontrado, a preço promocional – R$ 48,7 mil.
Em seguida, o preço do Clio Authentique Plus 1.0 caiu de R$ 28 mil para R$ 25,5 mil (-8,9%).
Modelos importados No entanto, conforme a pesquisa, as quedas mais expressivas vieram dos modelos importados. Um bom exemplo é o preço do C5, da Citröen, que caiu de R$ 115 mil para R$ 104 mil – o que representa um barateamento de 9,57%.
A Cherokee Sport 3.7, por usa vez, passou de R$ 130 mil para R$ 118 mil, valor 9,23% mais baixo.
Comemoração Segundo a agência, apesar de a diminuição média não ter sido muito expressiva, essa notícia merece “ser comemorada”. “As montadoras deixaram de atualizar as tabelas com a constância de anos anteriores, uma vez que o consumidor não estava acompanhando os aumentos”, informou a Autoinforme, por meio de nota.
Com isso, as concessionárias passaram a trabalhar com os preços mais próximos da tabela oficial.
Tabela x verdade As duas empresas deixaram claro ainda que o levantamento calcula o Preço de Verdade do carro zero e não o preço de tabela.
Por exemplo: os custos de frete e de pintura metálica são considerados no preço oficial, além de alguns itens que, embora sejam opcionais, estão presentes na maioria dos carros produzidos.