Enquanto a inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumula alta de 81,04% nos últimos dez anos, o preço médio dos computadores caíram cerca de 61,32% no mesmo período. A conclusão é de estudo da Intel Brasil, divulgado nesta sexta-feira (14).
De acordo com o levantamento, a queda nos preços pode ser percebida até mesmo nos computadores com tecnologias mais recentes, que, atualmente, são disponibilizados a preços mais acessíveis.
Para ter ideia, em 2003, um computador com configuração básica e sistema operacional Windows XP, custava entre R$ 1.890 e R$ 2.300 no grande varejo, hoje, é possível adquirir computadores modernos, com tela sensível ao toque e o novo sistema operacional Windows 8 por preços que começam em R$ 1.300.
O estudo aponta que a redução nos preços é reflexo de iniciativas públicas e privadas, além do aumento do número de pessoas com renda para consumir tecnologia, o que faz ser possível diminuir os custos para o consumidor. "Atualmente, o consumo de produtos eletrônicos e de tecnologia crescem no Brasil porque estão bem no alto na lista de prioridades de consumo das famílias", analisa o presidente da Intel Brasil, Fernando Martins.
Intenção de compra
Na comparação com outros produtos que configuram a intenção de compras do brasileiro, o preço dos computadores foi o que mais reduziu desde 2003. Em seguida, aparecem TV, som e informática (-52,62%), automóvel usado (-18,58%) e automóvel novo (6,23%).
No geral, 24% das famílias brasileiras ainda não possuem um computador em casa. Desse total, 46% pretendem comprar um nos próximos 18 meses, com 52% considerando adquirir um notebook, 48% querendo comprar um desktop, 8% um tablet e 5% consideram a compra de um smartphone.