Com o descobrimento de focos de aftosa nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, o mercado de carnes sinopense também está sentindo o reflexo da queda das exportações. O proprietário de um frigorífico que exporta cerca de 1,2 mil toneladas de carne ao mês, Tadeu Paulo Bellincanta, explicou ao Só Notícias que grande parte dos 20% da produção brasileira que seria exportada, está ficando no país.
Com a suspensão da compra da produção brasileira de muitos países, o aumento da carne no mercado interno faz com que o preço diminua. “É um momento de grande indecisão, não se tem uma posição definida”, ressalta, e que os próximos 30 dias serão um período de indecisão para o mercado de carnes.
Mesmo os frigoríficos que não exportam estão sofrendo com o momento. Em um frigorífico da cidade, que vende sua produção somente dentro do Estado, o preço da carne já caiu mais de 10%. Conseqüente o preço do boi também teve queda. A arroba do boi que estava sendo comprada por R$ 53 passou para R$ 46, nos últimos dias.
Mas a queda nos preços ainda não chegou no bolso dos consumidores. Só Notícias também apurou em duas redes de supermercados em Sinop e constatou que os preços continuam sem alteração. Mas que não há definição para os próximos dias.