O plantio da safra 2012/13 da soja avançou em 17,3% da área estimada em pouco mais de 7,8 milhões de hectares, no entanto, segundo o novo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o ritmo diminuiu em 4,5 pontos percentuais em relação a safra anterior (2011/12). Isto porque, na época, a soja havia sido plantada em 21,8% da área estimada.
De acordo com o boletim, o plantio está mais avançado na região Médio-Norte, onde estão alguns dos principais municípios produtores. Nesta, a cultura está plantada em 22,9% da área estimada em aproximadamente 3 milhões de hectares, diminuição de 10,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período de plantio da safra anterior.
Na região Oeste, o plantio ocorreu em 21,1% da área estimada em pouco mais de 1 milhão de hectares. O levantamento aponta ainda que no Norte o plantio já ocorreu em 20,6% da área ; no Sudeste avançou 19,3%; no Centro-Sul atingiu 16,7%; no Noroeste avançou 8% e, no Nordeste, 0,7%.
Conforme Só Notícias informou, o plantio deve ocorrer até final de novembro segundo previsão do instituto. A estimativa de produção, segundo análise da Associação dos Produtores de Soja e Milho do país ( Aprosoja Brasil ) é atingir aproximadamente 24 milhões de toneladas.