PUBLICIDADE

PGE firma termo para dar celeridade em cobrança de multas por condenações em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

A Procuradoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral de Justiça firmaram recentemente um termo de cooperação técnica, que auxiliará o acesso ao sistema de acompanhamento de dívida ativa, para consultas de multas e dívidas vinculadas a processos de execução penal e de cobranças geradas pela PGE. Com o sistema será possível dar celeridade nas cobranças e recebimento das dívidas e multas relacionadas a crimes como roubo, corrupção, tráfico de drogas.

O acesso será disponibilizado ao Ministério Público Estadual, que poderá agora fazer a inscrição de dados básicos no sistema, que, se validados pela Procuradoria Geral do Estado , gerará a inscrição do débito em dívida ativa. O documento foi assinado pelo procurador-geral do Estado, Francisco Lopes. Antes desse termo, o devedor só podia pagar judicialmente, com maior desperdício de tempo e dificuldade.

“Essas multas são aplicadas em condenações dos mais variados tipos de crimes. Normalmente existe a pena restritiva de direito, privativa de liberdade e multa, ou somente pena de multa. A multa é fixada pela Justiça, no processo criminal, cabendo ao Ministério Público prioritariamente fazer a cobrança, mas podendo a PGE também atuar para cobrar o crédito público, segundo o que decidiu o Supremo Tribunal Federal”, explicou o procurador.

Na procuradoria o sistema é utilizado para consulta e negociações de débitos de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, Licenciamento de Veículos, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Também podem ser solucionadas dívidas com órgãos estaduais como Sema, Detran, Procon, Indea e Ager.

O Ministério Público deve inserir informações como o nome do devedor, número do processo de origem, valor da multa fixada pelo juiz e, a partir disso, se estiver tudo correto, a PGE inscreverá em dívida ativa e cobrará os devedores como faz em relação aos demais.

A consulta e quitação do débito poderão ser feitas na sede da Procuradoria Geral do Estado , unidades do Ganha Tempo em todo o Estado, Agências Fazendárias e Canais de atendimento. O sistema passa por fase de implantação e deve ser efetivado nos próximos 30 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE