PUBLICIDADE

Petrobrás vence licitação para pesquisar petróleo no Nortão

PUBLICIDADE

As seis bacias de Mato Grosso denominada de Parecis foram arrematadas no primeiro dia da 10ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios para exploração e produção de petróleo e gás natural. A Petrobras foi a vencedora ao arrematar todos os blocos – PRTC-T 104, 105, 106, 121, 122 e 123. A empresa especialista na exploração de petróleo concorreu com a SRT e as mato-grossenses Bimetal Indústria Metalúrgica e Primus Incorporação e Construção dos empresários Mauro Mendes e Robério Garcia, respectivamente. As seis bacias, localizadas nos municípios de Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Santa Rita do Trivelato conseguiram arrecadar com os lances ofertados pelas três empresas o montante de R$ 2, 7 bilhões.

O total da área, denominada de “Novas Fronterias”, a ser explorada pela Petrobras é de 14.025,97 km2. O investimento mínimo previsto na fase de exploração é de R$ 36.400,00. A Petrobras tem um prazo de cinco anos para exploração da área e dois para abrir poços. Caso não seja cumprido este prazo, as bacias são devolvidas para o governo Federal, especificamente à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimerman, afirmou apostar no sucesso da 10 Rodada de Licitações de Petróleo e Gás da Agência Nacional de Petróleo. Segundo ele, a exploração em bacias terrestres levará investimentos ao interior do Brasil. “São regiões em sua maioria inexploradas. As licitações são feitas para fortalecer regiões economicamente fracas. Nesses locais, haverá mercado de trabalho, progresso. E é isso que o presidente Lula quer, ver o Brasil crescer de forma coesa”.

As seis bacias mato-grossenses com fortes indícios de presença de gás natural foram pesquisadas nos anos de 1993 e 1995 pela ANP. Nesses locais, conhecidos como Salto de Magessi, no Rio Teles Pires, foram encontrados presenças de hidrocarbonetos. A aposta da Petrobras é pelo fato da área nunca ter sido explorada, por isso a denominação de “Novas Fronteiras”. A previsão é que a empresa vencedora a desbravar as 6 bacias comece a trabalhar a partir de abril de 2009.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE