sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Petrobras faz reajuste e preço do gás deve subir

PUBLICIDADE

A Petrobras informou hoje a substituição do preço-teto do gás boliviano por um sistema temporário de descontos, o que vai implicar reajustes médios sobre o preço final do produto de 13% em 1º de setembro e de 10% adicionais em 1º de novembro.

Ainda não foi determinado o impacto deste reajuste nos valores pagos pelo consumidor. As condições contratuais para o gás boliviano, sem desconto, voltarão a ser aplicadas a partir de 1º de janeiro de 2006.

A companhia argumentou que já absorveu reajustes de preços ocorridos no contrato de compra do gás da empresa boliviana YPFB desde janeiro de 2003, utilizando mecanismos comerciais para incentivar o mercado atendido pelo gás da Bolívia.

O preço do gás boliviano está vinculado a uma cesta de derivados de petróleo, que tem sofrido aumentos significativos nos últimos meses, refletindo no incremento do seu preço.

Para a Petrobras, o impacto do aumento para o consumidor final dependerá dos integrantes da cadeia de distribuição (distribuidoras e postos), de aspectos regulatórios específicos das áreas de concessão, e da peso do custo do gás no preço de cada segmento.

A companhia informou também que os preços do gás natural de produção nacional, igualmente fixos por um período de dois anos e oito meses, serão reajustados em 6,5% a partir de 1º de setembro e em mais 5% a partir de 1º de novembro.

“A atualização dos preços se tornou necessária diante da significativa evolução dos custos de exploração, produção, aquisição e transporte de gás natural, de forma a assegurar a sustentabilidade dos esforços da Petrobras para o desenvolvimento do mercado desse combustível”, diz a empresa, em nota.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...

Novo sorteio do ‘Emplaca Lucas’ será em maio com R$ 20 mil distribuídos em 10 prêmios

Proprietários de veículos que receberem o primeiro emplacamento ou...
PUBLICIDADE