Na próxima semana, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) deve finalizar a pesquisa de campo sobre o estilo de vida e hábitos de lazer dos trabalhadores da indústria de Mato Grosso. Desde junho deste ano, 2.430 profissionais do setor foram entrevistados, em 90 empresas de 23 municípios do Estado. Encomendada pelo Serviço Social da Indústria, a pesquisa coletou informações sobre saúde, qualidade de vida e lazer da mão-de-obra da indústria.
Segundo a assessora comercial do IEL-MT, Graziela Pellegrim, cerca de dez pesquisadores da instituição estão em campo para realizar a pesquisa. “Assim que terminarmos o levantamento das informações, vamos enviar os questionários para o SESI Nacional desenvolver a tabulação dos resultados e apresentar o relatório final”, explica. Os resultados servirão de base para o diagnóstico das necessidades do trabalhador, com o intuito de elevar sua qualidade de vida.
O perfil do trabalhador da construção civil de Cuiabá e Várzea Grande também é alvo de uma pesquisa do IEL-MT, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Serão entrevistados 200 trabalhadores do setor, dos quais serão coletadas informações como idade média, nível de escolaridade, composição familiar, profissão, vida social, entre outros.
O objetivo do levantamento, segundo Graziela, é oferecer subsídios que complementem a qualidade de vida do trabalhador do setor da construção civil.