A bebida láctea achocolatada e o queijo mussarela, novos produtos da Cooperativa Agrícola Selene ( Coorpeselene ), em Sinop, estão em fabricação desde março, no entanto, o consumidor que busca conhecer as produções ainda encontra dificuldade em localiza-los nos mercados. Isto porque, de acordo com o presidente da cooperativa, Pedro Ferri, tanto a bebida quanto o queijo estão sendo distribuídos, a princípio, em pequenos comércios. “Por enquanto estamos vendendo nos pequenos mercados. Nos grandes ainda não conseguimos fazer o acordo”, explicou ao Só Notícias.
A produção ainda é pequena. São 300 litros de achocolatado por dia. Na semana, a média é de 1,1 mil litros. Já com a mussarela, são aproximadamente 600 quilos por semana. “Ainda falta apoio dos comerciantes de Sinop, que valorizam mais os produtos de fora do que para cidade. Preferem uma empresa mais sólida, com mais tempo no mercado. No leite temos a preferência, mas com os outros produtos é diferente. O próprio comércio fica receoso, no começo é até normal”, destacou Ferri,
Além dos pequenos mercados sinopenses, os produtos estão ganhando espaço em Vera e Colíder. A cooperativa Selene foi fundada em 2007, ainda como laticínio. Com o crescimento, passou a produzir queijo frescal e bebida láctea (morango e coco). A produção de leite, por exemplo, chegou até 7 mil litros por dia no período chuvoso. Com a seca, esta quantidade deve cair.
Pelo menos 21 produtores são associados a cooperativa.