quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Pecuaristas do Mato Grosso decidem boicotar frigoríficos

PUBLICIDADE

Na tentativa de superar os obstáculos impostos pela cadeia produtiva, como a queda nos preços pagos pela arroba do boi gordo em Mato Grosso, pecuaristas do Estado decidiram adotar, entre outras medidas, a tática de segurar o boi no pasto, vendendo apenas o necessário nos próximos dias para garantir o custeio da produção.

A iniciativa é uma das respostas do segmento ao suposto cartel praticado pelos frigoríficos. Em Goiás e no Mato Grosso do Sul, o boicote parcial nas vendas gera uma queda no abastecimento de gado de corte de 40%.

A mobilização integra o conjunto de propostas definidas nesse fim de semana durante reunião do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária), que reuniu cerca de 1,8 mil produtores no Centro de Eventos da Acrimat (Associação de Criadores de Mato Grosso), em Cuiabá. Outro objetivo do setor, discutido com os presentes, trata da redução na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na venda do boi vivo a outras regiões do país.

A alíquota cobrada atualmente pelo governo estadual neste tipo de comercialização é de 17%. O segmento pleiteia uma redução para 3%, mesma alíquota incidida sobre a venda aos frigoríficos que desenvolvem suas atividades no Estado.

O pedido foi formalizado na quinta-feira, durante reunião mantida entre representantes da Acrimat, Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) e o secretário de Estado de Fazenda, Waldir Teis, e está sendo analisada pela pasta. “Na verdade o governo não estará perdendo nada, porque com essa alíquota e os preços do boi gordo hoje, nenhum produtor tem condições de mandar o boi para fora”, declarou o presidente da Acrimat, Jorge Pires, durante a abertura do fórum.

Entre as demais deliberações sinalizadas, os pecuaristas também pretendem se organizar para a criação de cooperativas e para aquisição de frigoríficos próprios, seja pela compra, aluguel ou construção de novas plantas. A Acrimat já estuda a criação de um frigorífico. Segundo o presidente da entidade, 30 pecuaristas já demonstraram interesse em investir no projeto. O local para a instalação está sendo analisado por técnicos vinculados à Acrimat.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...
PUBLICIDADE