O número de dívidas atradas de consumidores mato-grossenses caiu -0,17%, em relação a maio do ano passado. Em abril deste ano, o número de dívidas vencidas em Mato Grosso cresceu 0,46%. Na região Centro-Oeste, a variação foi de 0,42%. Já o setor com alta anual mais expressiva no Estado são dos serviços de água e energia elétrica – 41,55% do total de faturas.
Sobre o número de inadimplentes no Estado, os dados demonstram que cresceu 5,25% em maio, em relação ao mesmo período de 2017. “Em maio de 2018, cada consumidor inadimplente no Estado tinha em média 2,1 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro-Oeste (2,0) e acima da média nacional registrada no mês (1,933 dívidas). Esta média está acima das 2,096 dívidas verificadas no estado em abril”, avaliou o presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior.
A entidade, juntamente com o SPC Brasil, tem buscado trabalhar a conscientização do consumidor. “Nossa orientação sempre é de que se faça o planejamento do seu orçamento no intuito de manter um histórico saudável de compras e pontualidade no pagamento das mesmas”, afirmou Soares.