A Coordenadora de Suporte Técnico da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona Vianna de Souza, participa, nestes dias 13 e 14 de fevereiro, da I Reunião Técnica do Sindec no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), em Brasília (DF).
Além de promover maior contato entre os dirigentes dos Procons e demais órgãos de defesa do consumidor do país, a reunião espera discutir os avanços do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), dividir experiências e traçar metas de atuação para o ano de 2007.
No primeiro dia de evento, Gisela Simona fez uma avaliação da implantação do Sindec, tanto do Procon Estadual em Cuiabá quanto das sedes municipais de Rondonópolis e Campo Novo do Parecis. “Cada Estado explanou sobre a sua realidade e Mato Grosso caminha para a integração do seu banco de dados. A informatização é uma das facilidades oferecidas pelo Sindec, como, por exemplo, o fato de podermos consultar da Capital os registros processuais abertos nos outros municípios”, explicou a coordenadora.
Após os depoimentos, os dirigentes irão traçar um planejamento para que os Estados consigam implantar e informatizar suas sedes com o Sindec da maneira mais padronizada e eficiente possível. O Sindec completa, em 2007, três anos de atuação. E, uma das metas desta gestão é começar a promover cursos de capacitação para técnicos e funcionários dos Procons na recém inaugurada “Escola Nacional de Defesa do Consumidor”.
No segundo e último dia do evento, os dirigentes irão definir o tema do próximo Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março em todo o Brasil. Uma das opções, inclusive já discutida pelos Procon’s, é o serviço de distribuição de água, tema polêmico e gerador de dúvidas aos consumidores brasileiros.