Os primeiros beneficiados pelo Programa de Microcrédito, desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo visando fomentar crédito para trabalhadores informais e microempresários, estiveram hoje no gabinete do prefeito Lírio Lautenschlager assinando os contratos concedidos.
A costureira Sebastiana Brito da Silva, uma das beneficiadas com o programa, disse que a iniciativa veio de encontro com suas expectativas. “Fiquei muito feliz em ser contemplada com o microcrédito. Agora é ‘arregaçar as mangas’ e começar a trabalhar”, comemora. Liane Teresinha Toillier Beckenkamp, Elizandra Regina Ronsani e Erondina Correa Pereira foram beneficiadas com o crédito de R$ 1,5 mil.
O prefeito Lirio disse que o programa visa beneficiar microempresários e trabalhadores informais do município que anseiam sair da informalidade, incentivando à geração de emprego e renda. “Muitos começam com pequenos negócios e com essa linha de crédito damos oportunidade ao acesso à formalidade. A ajuda é importante para o crescimento e é função da gestão pública auxiliá-los nesse início de trabalho”, comenta.
O programa de microcrédito é destinado a trabalhadores informais e microempresários, que buscam inserção no mercado formal. Pelo programa, são liberados até R$ 1,5 mil cujo pagamento pode ser feito em até 12 vezes, sem juros e com carência de 90 dias.
O contrato da linha de crédito é feito diretamente na Secretaria, mediante apresentação de CPF, RG, comprovante de residência e avalista para compra de bem que não seja equipamento. Após a inscrição, a proposta é encaminhada para avaliação do Comitê de Crédito, responsável pela liberação do beneficio.
Os interessados em integrar o programa de crédito deve procurar pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, na prefeitura.