As diversas empresas e indústrias instaladas em Nova Mutum geraram, de janeiro a maio deste ano, 781 empregos a mais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que tem como base as contratações formais, ou seja, com carteiras assinadas. O balanço foi divulgado há poucos dias. No mesmo período de 2011, foram 642 empregados a mais. O Ministério do Trabalho não divulgou o balanço apenas de maio diferente de outras cidades quando foram informados dados detalhados.
De acordo com o levantamento, a agropecuária foi o setor que mais gerou empregos nos cinco meses, com 364 postos. Na lista estão ainda indústria de transformação (+ 284), construção civil (+147), comércio (+ 104) e serviço industrial de utilidade pública (+ 3). A prestação de serviços foi o único setor que dispensou mais no ano, com 121 empregados desligados de suas funções a mais.
Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, as diversas empresas e indústrias geraram pouco mais de 2,1 mil empregos a mais somente no mês de maio. No ano, foram aproximadamente 27,8 mil postos de trabalho criados.
A base da economia da Nova Mutum é a agricultura e instrualização de alimentos.