Com uma colheita de 1.068.156 toneladas, na safra passada, Nova Mutum se destacou como quarto maior produtor de soja do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município representa 2.09% da produção nacional de soja, atingindo uma área de 333 mil hectares, na safra 2004/05.
Um dos pontos positivos destacados pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiento, Francisco de Moraes Filho, que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da região, é o controle de doenças e pragas, com profissionais capacitados que atuam no município.
Mas, segundo ele, uma das preocupações do segmento é buscar novas alternativas e fortalecer a produção. Ele destaca que o município já conseguiu grandes avanços e investimentos na suinocultura, avicultura, ovinocultura e na plantação de mandioca. “A soja é o carro chefe, mas estamos passando por momentos difíceis. Não podemos ficar dependentes da monocultura”, disse.
Na próxima segunda-feira o município vai sediar um encontro da Jornada da Pecuária, em que será abordada a situação da pecuária de corte e perspectivas, panorama mundial da carne bovina, hábitos de consumo, comportamentos e necessidades dos bovinos a pasto, formação, manejo e recuperação das pastagens, entre outros tema.
O secretário acrescenta que o evento será uma oportunidade de discutir os novos rumos e a organização do setor.